16 de janeiro de 2014

SUICÍDIO








O ato de extinguir a própria vida é o fator precipitado que muitos jovens no mundo atual tem buscado enquanto adquirem um estado de depressão que produz a internalização dos impulsos agressivos que não conseguem externar.
Este estado depressivo assume a forma de fantasia sádica, o que acarreta o suicídio, afinal estes jovens têm sede e fome de viver, porém, extirpar a dor através da vida é o resultado inconsciente de eliminação de sua dor emocional, que é o reflexo de uma iteração entre as contingências pessoais e sociais. O suicídio resulta de uma situação marcada por tensão interior e ação social do ambiente; isto é, uma grande tensão interna com pequena estimulação social que implica na convergência de 3 fatores: A PESSOAS OU HOSPEDEIRO, O AGENTE DEFLAGRADOR E O AMBIENTE.
Desta tríade, depende o constantemente o suicídio, a perda, a carência ou privação, podendo ser real ou imaginária e que geralmente ocasiona a solidão, desencadeiam interações e somatização resultante do ato autodestrutivo. Também a agressividade seja ela física, psíquica e ou verbal, constitui como um dos fatores cabal da depressão consciente; como também o luto que, em seu segundo estágio, ou seja a cólera.
Há teorias que afirmam que o suicídio é a soma de coragem e energia psíquica projetada no desejo de morrer+desejo de matar+desejo de ser morto, gerando assim um sentimento de culpa e responsabilidade no ambiente. Esta é uma atitude passiva de não poder interpretar a agressividade e a revolta contra a vida e a fuga da vida diante da responsabilidade por seus atos ou por sua dor.
Em 98% dos casos de suicídio, a pessoa esta acometida por ESQUIZOFRENIA, PSICOSE-MANÍACO-DEPRESSIVA, REAÇÃO PSICOGÊNICA A DIFICULDADES AMBIENTAIS; não se trata de pessoas deprimidas propriamente, mas pessoas infelizes com a situação negativa em que se encontram. Na velhice por exemplo,os estados orgânicos como delírio, demência arterioesclerótica oriundas nas mais diversas formas de epilepsia. Raramente se observa um suicídio em condições racionais ou por motivos realmente válidos, analisando que os animais não se suicidam. Considerando a teoria de Stengel, há duas formas de suicídio: O SUICIDO E A TENTATIVA DE SUICÍDIO.
Nos adultos, os mais frequentes casos de suicídio estão ligados ao sexo masculino decorrente ao isolamento, divorcio, ausência dos filhos, residências em grandes cidades; alto padrão de vida,crise econômica, celibato, viuvez, consumo de álcool e drogas,lar desfeito quando crianças ou abusos sofrido nesta fase, doença mental ou grave(câncer, diabetes, cardiopatas).
No sexo feminino, o suicídio esta associado á juventude e suas modificações emocionais e hormonais, baixa densidade populacional, mulheres que moram na zona rural, religião, casamento, aumento dos filhos, e baixo padrão de vida. Sendo assim, há maiores casos de suicídio Masculino e maiores tentativas de suicídio Feminino; sendo que para cada 10 suicídio Masculino, há 8 tentativas de suicídio Feminino.
O fato importante é tratar-se de um recurso da pessoa para “forçar uma modificação no seu ambiente familiar através das reações universais imediatas que o ATO SUICIDA desperta”. No processo de apelo pela ameaça da vida para obter uma alteração no ambiente, existe uma possibilidade constante de levar a termo , esta intenção;já que perfil do suicida dizendo em linhas gerais descritos acima,há uma ambivalência a ser analisada, pois há uma evidência entre suicídio e doença mental, mas não se pode afirmar que todo suicida é um doente mental.
Esta semana alguns fatores chamou a atenção no FACEBOOK, como a divulgação do menino que suicidou após sofrer bullying na escola quando teve sua cueca puxada diante nos demais alunos, uma garota que cometeu o mesmo ato quando suas fotos em momentos de intimidade com o namorado foram expostas, outra que minha amiga Andréia postou em minha página e também na pagina de outra psicanalista, Ana, comentando que o Rio Grande do Sul possui o maior numero de suicídio no Brasil.
Sendo ou não verdade, é uma realidade que nossos jovens estão vivendo num MUNDO CHEIO DE INFORMAÇÕES, E VAZIOS DE RACIONALIDADE (Augusto Cury).
Na antropologia, estuda-se que os fatores ambientais influenciam na cultura e comportamento das espécies. Nos povos que habitam em países de baixa temperatura foi observado que a ESQUIZOFRENIA se desenvolve em 63% dos habitantes em relação aos povos que habitam em países quentes e ou tropicais. Em contrapartida, estes países tropicais, há maior incidência da síndrome de AUTISMO, mesmo sendo este uma forma de esquizofrenia.
No Brasil, nas regiões sudeste e norte, o numero de portadores da síndrome do AUTISMO (73%), superam as demais regiões, enquanto no sul do pais, o numero de esquizóides superam as demais regiões (67%). SUÍÇA, AUSTRÁLIA E JAPÃO, países com maior índice de jovens suicidas, têm algo em comum além do clima do RIO GRANDE DO SUL, suas posições geográficas frente aos meridianos. As jovens são frígidas ou semifrigidas a vida toda e com inúmeras disfunções psicopatológicas incluindo as mulheres da ARGENTINA,CHILE,BOLÍVIA E URUGUAI.

R. Neuro Psicanalise

Nenhum comentário: